Total de visualizações de página

sexta-feira, 15 de julho de 2011

A importância da pirâmide alimentar...

A importância da pirâmide alimentar em nossa alimentação

Pirâmide Alimentar 
          Para uma vida saudável é importante se ter uma dieta variada, equilibrada e moderada. Ou seja, além de se ingerir alimentos dos mais diversos tipos moderadamente, é importante que haja um equilíbrio entre eles. Não adianta querer consumir muito de um tipo de alimento e não consumir nada de outro, o ideal é comsumir de tudo um pouco e um pouco de tudo.
          Para ajudar as pessoas a terem uma dieta com esses três itens, variedade, equilíbrio e moderação, o governo dos Estados Unidos criou a Pirâmide Alimentar, que é um desenho de uma pirâmide dividida em seis partes que representam os seis grupos de alimentos que devemos consumir diariamente.  Os grupos são os seguintes: carboidratos, frutas, legumes, carnes (feijão e ovos), laticínios e gorduras (e doces).
          Cada um dos grupos contém alimentos necessários para o bom funcionamento de nosso organismo. Os carboidratos fornecem energia, as frutas e os vegetais fornecem fibras, vitaminas e minerais, os laticínios são a principal fonte de cálcio para os ossos além de também fornecerem proteínas responsáveis pelo crescimento. O grupo das carnes e ovos fornecem além de proteínas responsáveis pelo crescimento, também uma série de nutrientes como vitaminas do complexo B, fósforo, zinco, ferro, magnésio entre outros minerais. E o grupo das gorduras e doces fornecem a dose de gorduras que nosso corpo necessita para o crescimento e formação hormonal.
          Por isso é necessário o consumo diário de porções de todos os grupos. O número de porções varia de acordo com o grupo, sendo que o grupo dos pães, cereais, massas e arroz, os carboidratos da base da pirâmide são os que mais porções diárias devem ter. Já o último grupo, da ponta da pirâmide, as gorduras e os doces, devem ser ingeridos em menos porções, pois o excesso pode trazer obesidade além de desenvolver doenças.
          Quando conseguimos equilibrar nossa dieta e seguir os princípios da pirâmide alimentar, conseguiremos ter uma vida mais saudável e livre de doenças, além de um envelhecimento mais lento e uma maior longevidade. Se além de ter uma alimentação saudável com base na pirâmide, fizermos exercícios físicos freqüentemente, a qualidade de vida também é aumentada em muito.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário