Total de visualizações de página

sexta-feira, 22 de julho de 2011

Hipertensão arterial.

Hipertensão Arterial na Infância
 
 
        Os cuidados com a saúde no adulto, já há muito tempo apontam para a necessidade de se evitar a hipertensão arterial, isto porque são amplamente conhecidas as indesejáveis conseqüências desta doença, senão vejamos:

1- É sabido que os derrames cerebrais ocorrem freqüentemente como complicação da hipertensão arterial;
 
2-As doenças coronarianas e o infarto agudo do miocárdio ocorrem mais freqüentemente nas pessoas com hipertensão arterial;

3-Hipertensão arterial leva com freqüência a  quadro de insuficiência cardíaca;

4-Hipertensão arterial causa doença renal com insuficiência renal e necessidade de transplante.
 
        Por outro lado, o número de pessoas com esta doença  no mundo é extremamente elevado: Cerca de 1 bilhão de pessoas com mais de 18 anos, apresentam hipertensão arterial.
        Estas constatações acima  levaram  cardiologistas de adultos e associações Médicas a organizarem campanhas de orientações e  alerta, relativas aos males causados pela  hipertensão e as medidas que devem ser seguidas para evitá-la.
          Entretanto em relação à hipertensão arterial nas crianças, percebemos que existe grande desconhecimento por parte da população. As sociedades Médicas dão pouca ênfase  e divulgação  ao tema, o que leva a um grande desconhecimento do tema por parte dos pais, que muito poderiam contribuir para a diminuição desta moléstia na população infantil  e evitar que se  tornem futuros adultos com hipertensão.
          Torna-se necessário portanto  esclarecer algumas questões expressas, nas perguntas a seguir:
 
  1-Existe hipertensão arterial na criança?
 
        Muitas pessoas desconhecem o fato de que mesmo em recém-nascidos, pode haver  elevação da pressão arterial acima dos níveis normais, inclusive quadros graves com risco de vida ou seqüelas neurológicas.
        Nas crianças, principalmente nas mais jovens, a hipertensão arterial é geralmente  secundária a alguma doença, principalmente doença renal. Outras doenças como estreitamento da artéria aorta (coarctação de aorta) , tumores de supra-renais , ou o uso de determinadas medicações como corticosteróides podem ser a causa de hipertensão arterial.
        Entre crianças maiores (acima de 10 anos) e adolescentes, principalmente naquelas cujos parentes têm hipertensão, é freqüente observarmos portadores de hipertensão arterial, geralmente primária, ou seja, pressão arterial espontaneamente elevada. Alguns destes apresentam maior sensibilidade ao sal, como uma tendência familiar. 
  2- Como os pais podem suspeitar que seus filhos tenham hipertensão?
 
        Nas crianças maiores e adolescentes os mesmos sintomas dos adultos, como dor de cabeça, cansaço aos pequenos esforços e dor no peito podem ser observados.
Nas crianças menores, principalmente abaixo de 1 ano, a irritabilidade e choro persistentes podem ser sinais indicativos, embora se reconheça que pode ser difícil o diagnóstico.
 
  3-A obesidade e outros fatores aumentam o risco de hipertensão na infância?
 
        Hoje em dia é amplamente reconhecido que a obesidade , o sedentarismo (freqüentemente as crianças substituem atividades físicas, pelo hábito de assistir TV e jogar vídeo game) e a ingestão excessiva de sal  (fast food e batatas fritas) são fatores que aumentam a prevalência de hipertensão arterial entre crianças e adolescentes.

  4- Quais são as recomendações para se evitar hipertensão arterial na infância?
 
As seguintes recomendações devem ser seguidas , para que não se tornem crianças hipertensas e também  para que não se tornem adultos com hipertensão:
 
1-Praticar atividade física aeróbica, em pelo menos 5 dias na semana. Realizar esportes, caminhar, andar de bicicleta.
2-Manter peso corporal normal (evitar obesidade).
3-Evitar  consumo de álcool (adolescente).
5-Consumir uma dieta rica em frutas, verduras, produtos com baixo teor de gorduras e reduzir a  ingestão total de gorduras e gorduras saturadas.
6-Evitar fumo (adolescentes).
7-Diminuir a ingestão  de sal. Retirar o saleiro da mesa, habituar  a família a ingerir menos sal, tomar cuidado com o sal dos enlatados  e evitar o excesso de sal dos fast foods e batatas fritas.
 
  6-Quais são os níveis normais de pressão arterial na infância e no adulto?
 
        Em adultos, atualmente, a pressão arterial ideal é até 120x80 mmHg.
        Níveis iguais ou maiores que  140x90 mmHg são considerados anormais no adulto e adolescentes com 18 anos em diante.
        As pessoas que possuem pressão arterial maiores que  120x80  mmHg e menores que 140x90 mmHg , embora não sejam consideradas hipertensas , apresentam níveis indesejáveis de pressão arterial (são chamadas de pré-hipertensas) e devem ser aconselhadas a adotarem atitudes , como as citadas acima (item 4), para que  sua pressão se caia para nível ideal (120x80 mmHg).
        Em crianças os níveis de pressão arterial variam de acordo com a idade e  altura, existindo tabelas que permitem ao Pediatra e Cardiologista pediátrico verificarem se a pressão arterial se encontra em níveis adequados.
        Abaixo reproduzimos uma tabela resumida, que mostra até que nível a  pressão  arterial é considerada normal para  a faixa etária, estando a sua altura na média (percentil 50) também  para a faixa etária.
 
IDADE
PRESSÃO ARTERIAL NORMAL
1 ano a 3 anos
97x53   a  105x61
4 anos a 6 anos
107x 64  a  110x70
7 anos a 10 anos
111x72   a  115x75
11 anos a 13 anos
117x76   a 122x77
14 anos a 17 anos
125x 80  a 133x83
                               
 Obs. : Embora os níveis de pressão arterial sistólicos maiores que 120 mmHg e diastólicos  maiores que 80 mmHg  possam ser considerados normais em adolescentes próximos aos 18 anos, são considerados indesejáveis (pré- hipertensão), devendo ser tomadas medidas (vide acima – item 4) para colocá-los de 120x80 mmHg para baixo.
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário