Total de visualizações de página

terça-feira, 5 de julho de 2011

Gazeta do Povo: Falta de sono...

Vida e Cidadania . Terça-feira, 05/07/2011. Saúde . Publicado em 12/08/2009 | Agência Estado

Falta de sono aumenta risco de obesidade

        Para cada hora a menos na cama, possibilidade de aumento de peso cresce em 20%
São Paulo - Fábio Baum, 14 anos, vai dormir às 23 horas e acorda por volta das 6. Vai à escola pela ma­nhã e, à tarde, faz inglês e frequenta uma academia. Sobra pouco tempo para a cama. É assim com ele e com tantos outros adolescentes. Mas eis um problema: além de prejudicar o rendimento escolar, a falta de sono aumenta o risco de obesidade.
Para cada hora a menos de sono, cresce em 20% a possibilidade de haver aumento do peso, segundo pesquisa americana. O neurologista Walter Moraes, que desenvolve uma pesquisa relacionada a sono e obesidade no Instituto do Sono, chama atenção para outro fato: adolescentes não costumam dormir mais que sete horas, duas a menos que o recomendado para quem tem entre 12 e 20 anos.

É preciso aprender a dormir
 
        Uma noite bem dormida depende de fatores relacionados à rotina durante o dia. Para aprender a dormir corretamente, é feita a higiene do sono, uma reorganização dos rituais da noite e a associação da cama com o prazer. O processo é mais comum entre bebês, que precisam aprender a dormir.
 
        Na pesquisa, Moraes descobriu que cerca de 1% do peso é perdido enquanto dormimos. “Provamos que se uma pessoa fica apenas sentada na cama, não há a mesma variação de peso. O período mais importante do sono acelera o metabolismo. Sem a perda de peso noturna há desequilíbrio, pois ganhamos peso durante o dia”, explica.


Vida moderna

        A obesidade de crianças e adolescentes já é considerada epidêmica pela Organização Mundial de Saúde (OMS). “As rotinas das famílias facilitam a incidência da obesidade desde a infância. Os pais não impõem limites e os filhos dormem menos”, diz o pediatra Gustavo Moreira.

        A vida moderna é outra culpada. Além do dia agitado, os jovens passam as noites na internet. É nessa fase que o ciclo do sono se torna arrastado. Segundo o médico Marco Túlio de Mello, chefe da disciplina de Biologia do Sono da Uni­ver­­sidade Federal de São Paulo, adolescentes têm necessidade de dormir e acordar mais tarde. “Se antes, quando crianças, as pessoas vão dormir cedo, na adolescência passam a dormir às duas da manhã e acordar às duas da tarde”, diz.

        Fábio Baum não se preocupa com o sono, mas tenta emagrecer. “Acho que durmo o suficiente. Não fico atento às horas que durmo todos os dias.” O controle do sono, principalmente nessa fase, deve estar associado à rotina de ema­grecimento. “É preciso que os adolescentes que querem emagrecer façam a higiene do sono para garantir uma noite bem dormida”, explica Mello.

Desequilíbrio

        Segundo Walter Moraes, sem uma noite de sono tranquila a liberação de hormônios fica desequilibrada. “Estudos em laboratório mostram que pessoas com privação de sono apresentam alterações metabólicas, o que dificulta o emagrecimento e pode provocar doenças relacionadas à obesidade no futuro”, afirma.

        Aulas no período da tarde para os estudantes do ensino médio seriam a melhor alternativa para facilitar o equilíbrio metabólico em adolescentes, segundo Mello. “Poucas escolas oferecem essa possibilidade a alunos do ensino médio”, diz.

        Mas, para quem tem tantas atividades durante o dia, a ideia de perder as tardes para as aulas é um problema. “Acho que posso aproveitar muito mais o dia se vou para a escola de manhã”, diz Carolina Gasperoni, 15 anos. “Dá para fazer mais, mesmo com a sensação de que dormi pouco.”


Matéria trabalhada em sala de aula com os alunos da 4ª série.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário