Total de visualizações de página

segunda-feira, 18 de julho de 2011

Bullying e obesidade.

Bullying e obesidade

terça-feira, 18 de maio de 2010
         O termo bullying é o conjunto de atitudes agressivas, repetitivas e sem motivação aparente executada por um indivíduo ou grupo – contra outro, causando sofrimento e angústia. A palavra "Bully" é de origem inglesa e significa "valentão". Muitos acreditam que o bullying é uma atitude exclusiva do ambiente escolar. No entanto, tal conceito é mais amplo, pode ocorrer em universidades, no trabalho ou entre vizinhos.
        Uma pesquisa realizado pela Universidade de Michigan concluiu que crianças acima do peso ou obesas têm 60% a mais de chances de sofrerem bullying do que as com peso normal.
        Hoje vivemos uma contradição, ao mesmo tempo em que a obesidade é uma epidemia mundial, o culto à magreza leva pessoas à problemas de saúde e até a morte. Cria-se então condição ideal para que o obeso seja vítima do preconceito manifestado através do bullying. Associado a isso, a falta de informação e conhecimento leva o senso comum a acreditar que a obesidade é resultante de desleixo, descuido e falta de força de vontade.
        A medida que aumenta a obesidade e sobrepeso no Brasil, aumenta também os casos de bullying. Recentemente, em Porto Alegre, um adolescente que sofria bullying foi assassinado.

A perda de auto-estima não é o único problema associado ao bullying, também depressão, ansiedade, estresse, transtornos alimentares, dores não-especificadas, problemas de relacionamento, abuso de drogas e álcool.

Atualmente, existem campanhas alertando pais e profissionais da educação sobre essa violência silenciosa, como a campanha "Diga não ao Bullying".
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário