Total de visualizações de página

segunda-feira, 11 de julho de 2011

Alimentos e saúde.

ALIMENTOS E SAÚDE

Você sabia que existe relação entre os alimentos e a saúde? Ou seja, uma boa dica é manter uma dieta balanceada. Conheça os alimentos ricos em substâncias bioativas e probióticos, que equilibram as reações metabólicas do organismo.
Aposte na tabela abaixo!



Alimentos
Funções no organismo
 
Abacate
A combinação das gorduras regulariza a produção do hormônio cortisol, que se encontra elevado nas situações de estresse físico e emocional.
 
 
Carboidratos
Os carboidratos são absorvidos rapidamente pelo organismo, provocando o aumento da liberação de insulina, que aumenta a produção e a atividade da serotonina, substância que causa bem-estar. Podem ser encontrados nas massas, batatas, arroz e pães.
 
 
 
 
Chocolate
Rico em polifenol, substância que traz benefícios à saúde, como a redução da pressão alta e o aumento dos níveis de serotonina no cérebro, hormônio relacionado ao prazer. Porém, é importante prestar atenção nas quantidades consumidas deste alimento, pois o excesso pode causar efeitos maléficos ao organismo; é indicada a ingestão de seis gramas diárias de chocolate amargo, o equivalente a trinta calorias.
 
Maracujá
Fruta de onde é extraída a passiflorina, fitoterápico popular que combate o nervosismo. Deve ser ingerida ao natural em vez do suco.
 
Proteínas e seus aminoácidos
As proteínas e aminoácidos aumentam a produção dos neurotransmissores serotonina, dopamina e a noradrenalina, responsáveis pelo bem-estar e equilíbrio emocional. São fontes destas substâncias o grão-de-bico, feijões, ervilha, carnes, peixes, ovos, leite e derivados.
 
 
Pistache
Semente muito consumida no Oriente Médio, rica em vitamina B1 (tiamina) que aumenta a produção dos neurotransmissores e em fitosterol que atua no aproveitamento da glicose sanguínea como energia disponível para as células.
 
 
 
Vitamina C
Frutas cítricas, além da acerola, caju, goiaba, pimentão verde, salsa, kiwi, couve e morango, são responsáveis por combater os radicais livres que muitas vezes desequilibram a produção dos neurotransmissores cerebrais, tornando o organismo mais suscetível às instabilidades emocionais decorrentes do estresse.
 
 
 
Vitaminas do complexo B
A mais importante para o combate ao estresse é o ácido fólico, encontrado nos brócolis, cogumelos, tomate e rúcula. A vitamina B6 atua aumentando o aproveitamento dos carboidratos na formação dos neurotransmissores e pode ser consumido na banana, abacate, batata e do milho. Encontrada em ostras, mariscos e carne vermelha magra, a vitamina B 12 combate a anemia, o cansaço e o desânimo desenvolvidos pelo estresse.
 
 
Minerais
Os minerais como o magnésio, selênio e cobre, presentes no grupo das oleaginosas, melhoram bastante o aporte e energia para o cérebro, aumentando sua capacidade e combatendo a apatia. Portanto, as amêndoas, castanhas, amendoins e as sementes, em geral, não podem faltar à mesa de quem quer melhorar o humor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário