Total de visualizações de página

quinta-feira, 28 de julho de 2011

Saiba mais sobre: Hepatite A.

Hepatite A
O que é a Hepatite A?
É uma doença infecciosa muito comum, sendo, entre as hepatites, a mais frequente no Brasil. É provocada por um vírus que ataca o fígado, causando a sua inflamação, prejudicando o seu funcionamento e gerando sérias consequências.
 
Como ela se transmite?
O vírus pode ser transmitido de pessoa a pessoa sem que se perceba, já que na fase inicial da infecção não existem sintomas identificáveis. Através do contato com pessoas infectadas, em creches, em escolas, em hospitais, em ambulatórios, em locais de trabalho, em praias, em clubes e academias de ginástica, em boates em aglomerações e também pela ingestão de água e alimentos contaminados.
A forma mais comum de transmissão do vírus é pela via oro-fecal.
 
Quem pode contrair a doença?
Recém-nascidos, crianças (principalmente em idade escolar), adolescentes e adultos.
 
Por que a sua família precisa se preocupar?
A melhora dos padrões de higiene e da qualidade da água, ajudam a diminuir os vírus circulantes, fazendo com que menos crianças se contaminem. Porém, mais adultos contraem a doença, que é mais grave nessa fase da vida, refazendo o ciclo de contaminação dentro de casa.
 
Quais são os sintomas da Hepatite A?
Muitos pacientes infectados não desenvolvem sintomas específicos, especialmente crianças menores de 5 anos. Os sintomas iniciais podem ser cansaço, debilidade muscular, perda de apetite, diarréia e vômito ou sintomas parecidos com os de um resfriado: dor de cabeça, calafrios e febre. Os sintomas mais significativos são a icterícia (olhos e peles amarelados), as fezes pálidas e a coloração escura da urina.
 
Qual a duração da doença?
A gravidade e duração da Hepatite A podem variar. Para a maioria dos pacientes, a presença da icterícia está associada ao alívio rápido de outros sintomas, seguido pela recuperação do paciente em algumas semanas. Durante o período ativo da doença, o paciente não pode levar vida normal, perdendo horas na escola ou no trabalho. A recuperação completa, geralmente, leva entre seis meses e um ano. No entanto, complicações sérias e, às vezes fatais, podem ocorrer em um número reduzido de pacientes com Hepatite A.
 
Qual o tratamento para a Hepatite A?
Esta é uma doença para a qual não existe um tratamento específico.
 
É possível se prevenir contra a doença?
Para evitar a Hepatite A, consuma somente água potável fervida ou água mineral engarrafada, limpe bem verduras e frutas com água limpa, evite o consumo de alimentos crus ou de procedência duvidosa, lave bem as mãos antes de comer e após utilizar o banheiro.
É bom lembrar que ás vezes todas essas medidas não são suficientes para evitar a contaminação.
 
Existe vacina contra a Hepatite A?
Atualmente já é possível se prevenir contra a Hepatite A, utilizando uma vacina segura e eficaz, que oferece proteção por 10 anos, pelo menos.
 
A partir de que idade deve ocorrer a vacinação?
A vacinação deve ocorrer a partir de 12 meses de idade.
 
Não me lembro se eu ou alguém da minha família ja teve Hepatite A ou foi vacinado. Posso vaciná-los novamente?
Claro que sim! Caso algum de vocês já tenha contraído a Hepatite A, a vacina só vai produzir uma resposta que aumenta as suas defesas, o que é mais benéfico ainda.
 
Como saber se eu pertenço a um grupo de risco?
Qualquer pessoa não vacinada está exposta ao vírus da Hepatite A. Mas existem dois grupos potencialmentente mais predispostos à contaminação: viajantes de países sub-desenvolvidos e homossexuais masculinos ativos, sendo que esses últimos correm o maior risco de contaminação.
 
Existe transmissão através do contato sexual?
É possível haver contaminação através do sexo que envolve contato anal-oral. Qualquer indivíduo que tem por hábito a prática desse tipo de sexo pertence ao grupo de risco.
 
Se sou um HIV positivo, tenho mais risco de contrair a Hepatite A?
Qualquer pessoa com o sistema imunológico enfrequecido é menos resistente à infecção. Mesmo assim, não há evidências de que o HIV aumente as probabilidades de contágio da Hepatite A.
 
Portadores de HIV podem utilizar a vacina contra a Hepatite A?
Estudos preliminares revelam que a vacina existente é tão segura para HIV positivos quanto para as pessoas não portadoras de HIV.
 
Fui vacinado contra a Hepatite B. Também estou protegido contra a Hepatite A?
Não. As Hepatites A e B são diferentes e um tipo de vacinação não substitui o outro.
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário