Total de visualizações de página

quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Obesidade.

O que é Obesidade?

Clique aqui para ver:homen comendo no tamanho original

          Para a maioria das pessoas o termo "obesidade" significa estar muito acima do peso. Profissionais da saúde definem "acima do peso", ou sobrepeso, como o excesso de peso corporal que inclui músculos, ossos, gordura e água. Obesidade especificamente refere-se ao excesso de quantidade de gordura corporal. Algumas pessoas, como fisiculturistas e outros atletas com muitos músculos, podem estar com sobrepeso sem serem obesos.

Causas da obesidade:

          Ela é uma doença crônica com várias causas: problemas genéticos, metabólicos, comportamentais e culturais, que contribuem de diferentes formas para o aparecimento desse distúrbio alimentar. Porém qualquer que seja a forma, a obesidade tem como fator determinante a ingestão de quantidade de alimento maior do que aquela que o organismo pode metabolizar e utilizar, levando a um acúmulo desse excesso na forma de gordura de reserva corporal.

Como se avalia a obesidade?

          Nem todas as pessoas com peso acima do chamado "peso ideal" apresentam o mesmo tipo de problema, por isso é preciso estudar cada caso individualmente. Um dos métodos mais utilizados no meio científico para avaliar a obesidade é o chamado Índice de Massa Corpórea (IMC), que é calculado através do peso (em quilos) dividido pela altura multiplicado pela altura (em metros).

Consequências da obesidade:

        O índice de doença associada à obesidade é proporcional ao aumento do IMC, isto é, quanto maior o IMC, mais chances e mais graves são as doenças associadas à obesidade, por isso, quando o IMC é maior que 40 temos a chamada "Obesidade Mórbida".
        Os indivíduos com "Obesidade Mórbida" tem mais chance de desenvolver doenças como diabetes melitus tipo 2, hipertensão arterial, infarto do miocárdio, elevação do colesterol e triglicérides, problemas respiratórios, pedra na vesícula biliar, problemas nas articulações por causa da perda de peso, trombose nas pernas e embolia nos pulmão, irregularidade menstrual e dificuldade de engravidar e até mais risco de alguns tipos de câncer.

Como se trata:

       O tratamento da obesidade envolve necessariamente a reeducação alimentar, o aumento da atividade física e, eventualmente, o uso de algumas medicações auxiliares. Dependendo da situação de cada paciente, pode estar indicado o tratamento comportamental envolvendo o psiquiatra. Nos casos de obesidade secundária a outras doenças, o tratamento deve inicialmente ser dirigido para a causa do distúrbio.

Como se previne?

       Uma dieta saudável deve ser sempre incentivada já na infância, evitando-se que crianças apresentem peso acima do normal. A dieta deve estar incluída em princípios gerais de vida saudável, na qual se incluem a atividade física, o lazer, os relacionamentos afetivos adequados e uma estrutura familiar organizada. No paciente que apresentava obesidade e obteve sucesso na perda de peso, o tratamento de manutenção deve incluir a permanência da atividade física e de uma alimentação saudável a longo prazo. Esses aspectos somente serão alcançados se estiverem acompanhados de uma mudança geral no estilo de vida do paciente.



Confira tabela de calorias dos proncipais alimentos: http://noticias.uol.com.br/saude/tabela.jhtm

Nenhum comentário:

Postar um comentário