Total de visualizações de página

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Premiação LER E PENSAR (Gazeta do Povo).

Seminário Ler e Pensar de Educação e Leitura premia professores.

Evento no Teatro Guaíra, em Curitiba, fechou com chave de ouro o ano mais importante e especial da história do projeto Ler e Pensar
EDUCAÇÃO BÁSICA DE QUALIDADE PARA TODOS
          Foi uma noite de gala. Cheia de emoções, surpresas, reconhecimento e muita reflexão. Tudo para valorizar o esforço dos professores, escolas e secretarias municipais de educação participantes do projeto Ler e Pensar, o primeiro e mais importante projeto de responsabilidade social do Grupo Paranaense de Comunicação (GRPCOM).
          Noites como a de ontem, de premiação daqueles que procuraram estimular o hábito da leitura de jornais e ajudar a comunidade escolar a compreender a importância da informação no processo de ensino-aprendizagem, construção do conhecimento e formação de crianças e jovens para o exercício pleno da cidadania – os objetivos do Ler e Pensar – já são tradição do projeto. Nenhuma, entretanto, foi tão especial. Afinal, o ano de 2011 ficará marcado na história do Instituto GRPCOM e da Gazeta do Povo como o ano da consolidação e do reconhecimento internacional de um trabalho que já vem sendo realizado há 12 anos, antes mesmo de o Instituto existir.
        “Estamos no caminho certo, temos muito orgulho disso e queremos compartilhar essas conquistas com vocês, que estão na sala de aula, e que são os responsáveis por fazer com que esse projeto de fato aconteça”, disse Clarice Lopez de Alda, diretora-executiva do Instituto GRPCOM em seu discurso de boas-vindas. Ela se referiu aos recentes prêmios e menções recebidos pelo Ler e Pensar, em especial o 63º Prêmio Mundial Jovens Leitores, da Associação Mundial de Jornais, na categoria Jornal na Educação, que elegeu o Ler e Pensar o melhor programa de jornal e educação do mundo.
          Além de comemorar o ótimo ano e reconhecer as boas práticas, o evento no Teatro Guaíra teve também cultura – o monólogo “Sou professor, e daí?”, do ator e diretor Giovanni Cesconetto, do Teatro Parque da Criança – e uma entrevista inspiradora que o renomado educador português José Pacheco, da Escola da Ponte, concedeu ao jornalista José Carlos Fernandes, da Gazeta do Povo. “A fala dele (José Pacheco), pra mim, foi como um refrigério; veio renovar na gente aquilo que a gente já aprendeu e que não pode esquecer”, afirmou o jornalista, que publicará a entrevista na edição de domingo, da Gazeta do Povo.
          Ambas as atrações foram muito elogiadas pelos mais de 1.900 professores, que ficaram impressionados com a produção do evento – algo parecido com uma entrega de Oscar. Para cada uma das três categorias premiadas, os impecáveis apresentadores Everton Renaud e Fernanda Martins, da equipe do Instituto GRPCOM, anunciavam não só os vencedores, mas também os outros finalistas – o que contribuía para um charmoso clima de suspense na plateia, logo transformado em comemorações exaltadas, cheias de emoção e felicidade.
          De acordo com Fernanda, que integra a equipe do IGRPCOM desde o início do ano, “apresentar o evento e representar o Ler e Pensar no palco foi muito emocionante, pois pude sentir de perto e ver nos olhos dos professores a satisfação pelos trabalhos reconhecidos”. Everton concorda: “A sensação é quase indescritível”, conta. “Foi arrepiante ver a emoção das pessoas e poder dar a todos os professores esse presente que eles merecem muito”, descreveu ele.
          Para completar as surpresas da noite, o comitê de avaliação dos trabalhos do Concurso Cultural Ler e Pensar decidiu criar uma categoria a mais. Assim, foi possível entregar à Secretaria Municipal de Educação de Campina Grande do Sul, vencedora nas edições anteriores do concurso, a premiação Hors-Concours, indicando que a secretaria superou todos os critérios de avaliação ao apresentar, mais uma vez, um trabalho de excelente qualidade. O prêmio foi entregue pela diretora da Gazeta do Povo, Ana Amélia Filizola. 
          Os patrocinadores do projeto Ler e Pensar também foram valorizados ao longo de todo o evento, bem como os padrinhos sociais e o Conselho de Educação do projeto. Foram eles os responsáveis por entregar os prêmios aos vencedores das demais categorias do Concurso:
Categoria Compromisso Ler e Pensar
Secretaria Municipal de Educação de Almirante Tamandaré
Secretaria Municipal de Educação de Curitiba
Secretaria Municipal de Educação de Piên
Categoria Mobilização Ler e Pensar
Escola Municipal Bortolo Lovato, de Almirante Tamandaré
Escola Municipal Ulisses Guimarães, de Campina Grande do Sul
Escola Rural Municipal de Gramados, de Piên
Categoria Prática Pedagógica Ler e Pensar
Professora Eliane Hornes Borges (E.M Professor Gabriel Prestes, Palmeira)
Professora Janisse Córdova Dornelas da Costa (E.M. Wenceslau Braz – Curitiba)
Professora Roséli Vicentin (E.M. Antonio José de Carvalho - Campina Grande do Sul).


 
 
          Eu professora Roséli Vicentin e a turminha da 4ª série B, da Escola Municipal Antonio José de Carvalho. Estamos orgulhos pelo prêmio LER E PENSAR, da Gazeta do Povo.
         Nosso projeto de alimentação e saúde, foi um dos três classificados.
         Nosso muito obridaduuuuu....a todos que torceram por nós. 

terça-feira, 25 de outubro de 2011

Jornal Gazeta do Povo. (BOLO)

Gazeta do Povo (BOLO)
Olha aí a galera toda orgulhosa com o jornal nas mãos....


É nosso projeto no jornal gazeta do Povo (BOLO).

terça-feira, 18 de outubro de 2011

Gazeta do Povo. (BOLO)...

O nosso Projeto de saúde e alimentação, está no BOLO...


BOLO (Boletim de Leitura Orientada), do jornal Gazeta do Povo. 

 

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Jornal do Povo Gazeta: Os 10 piores alimentos...


Divulgação /

Recebi dias atrás um artigo dizendo que a nutricionista Michelle Schoffro Cook listou os dez piores alimentos de todos os tempos. Achei interessante e por isso passo adiante. Você come algum desses alimentos? Chego a conclusão que já era pra eu ter morrido...

          Que atire a primeira pedra quem não se rende a um fast food, salgadinho ou cachorro-quente e depois fica preocupado com as calorias que ingeriu. Mas o que pouca gente sabe é que os perigos desses alimentos vão muito além da questão estética e podem ser um risco para a saúde. Para esclarecer esses problemas, a nutricionista dá a lista dos 10 piores alimentos.
  10º lugar: Sorvete.
         Apesar de existirem versões mais saudáveis que os tradicionais sorvetes industrializados, a nutricionista adverte que esse alimento geralmente possui altos níveis de açúcar e gorduras trans, além de corantes e saborizantes artificiais, muitos dos quais possuem neurotoxinas – substâncias químicas que podem causar danos no cérebro e no sistema nervoso.
9º lugar: Salgadinho de milho.
          De acordo com Michelle, desde o surgimento dos alimentos transgênicos a maior parte do milho que comemos é um “Frankenfood”, ou “comida Frankenstein”. Ela aponta que esse alimento por causar flutuação dos níveis de açúcar no sangue, levando a mudanças no humor, ganho de peso, irritabilidade, entre outros sintomas. Além disso, a maior parte desses salgadinhos é frita em óleo, que vira ranço e está ligado a processos inflamatórios.
8º lugar: Pizza.
          Michelle destaca que nem todas as pizzas são ruins para a saúde, mas a maioria das que são vendidas congeladas em supermercados está cheia de condicionadores de massa artificiais e conservantes. Feitas farinha branca, essas pizzas são absorvidas pelo organismo e transformadas em açúcar puro, causando aumento de peso e desequilíbrio dos níveis de glicose no sangue.
7º lugar: Batata frita.
          Batatas fritas contêm não apenas gorduras trans, que já foram relacionadas a uma longa lista de doenças, como também uma das mais potentes substâncias cancerígenas presentes em alimentos: a acrilamida, que é formada quando batatas brancas são aquecidas em altas temperaturas. Além disso, a maioria dos óleos utilizados para fritar as batatas se torna rançosa na presença do oxigênio ou em altas temperaturas, gerando alimentos que podem causar inflamações no corpo e agravar problemas cardíacos, câncer e artrite.
6º lugar: Salgadinhos de batata.
         Além de causarem todos os danos das batatas fritas comuns e não trazerem nenhum benefício nutricional, esses salgadinhos contêm níveis mais altos de acrilamida, que também é cancerígena.
5º lugar: Bacon.
          Segundo a nutricionista, o consumo diário de carnes processadas, como bacon, pode aumentar o risco de doenças cardíacas em 42% e de diabetes em 19%. Um estudo da Universidade de Columbia descobriu ainda que comer 14 porções de bacon por mês pode danificar a função pulmonar e aumentar o risco de doenças ligadas ao órgão.
4º lugar: Cachorro-quente.
          Michelle cita um estudo da Universidade do Havaí, que mostrou que o consumo de cachorros-quentes e outras carnes processadas pode aumentar o risco de câncer de pâncreas em 67%. Um ingrediente encontrado tanto no cachorro-quente quanto no bacon é o nitrito de sódio, uma substância cancerígena relacionada a doenças como leucemia em crianças e tumores cerebrais em bebes. Outros estudos apontam que a substância pode desencadear câncer colorretal.
3º lugar: Donuts (Rosquinhas).
          Entre 35% e 40% da composição dos donuts é de gorduras trans, “o pior tipo de gordura que você pode ingerir”, alerta a nutricionista. Essa substância está relacionada a doenças cardíacas e cerebrais, além de câncer. Para completar, esses alimentos são repletos de açúcar, condicionadores de massa artificiais e aditivos alimentares, e contém, em média, 300 calorias cada.
2º lugar: Refrigerante.
           Michelle conta que, de acordo com uma pesquisa do Dr. Joseph Mercola, “uma lata de refrigerante possui em média 10 colheres de chá de açúcar, 150 calorias, entre 30 e 55 mg de cafeína, além de estar repleta de corantes artificiais e sulfitos”. “Somente isso já deveria fazer você repensar seu consumo de refrigerantes”, diz a nutricionista.
          Além disso, essa bebida é extremamente ácida, sendo necessários 30 copos de água para neutralizar essa acidez, que pode ser muito perigosa para os rins. Para completar, ela informa que os ossos funcionam como uma reserva de minerais, como o cálcio, que são despejados no sangue para ajudar a neutralizar a acidez causada pelo refrigerante, enfraquecendo os ossos e podendo levar a doenças como osteoporose, obesidade, cáries e doenças cardíacas.
1º lugar: Refrigerante Diet.
          “Refrigerante Diet é a minha escolha para o Pior Alimento de Todos os Tempos”, diz Michelle. Segundo a nutricionista, além de possuir todos os problemas dos refrigerantes tradicionais, as versões diet contêm aspartame, que agora é chamado de AminoSweet. De acordo com uma pesquisa de Lynne Melcombe, essa substância está relacionada a uma lista de doenças, como ataques de ansiedade, compulsão alimentar e por açúcar, defeitos de nascimento, cegueira, tumores cerebrais, dor torácica, depressão, tonturas, epilepsia, fadiga, dores de cabeça e enxaquecas, perda auditiva, palpitações cardíacas, hiperatividade, insônia, dor nas articulações, dificuldade de aprendizagem, TPM, cãibras musculares, problemas reprodutivos e até mesmo a morte. “Os efeitos do aspartame podem ser confundidos com a doença de Alzheimer, síndrome de fadiga crônica, epilepsia, vírus de Epstein-Barr, doença de Huntington, hipotireoidismo, doença de Lou Gehrig, síndrome de Lyme, doença de Ménière, esclerose múltipla, e pós-pólio. É por isso que eu dou ao Refrigerante Diet o prêmio de Pior Alimento de Todos os Tempos”, conclui.


Clique aqui para ver:pizza sumindo no tamanho original  Clique aqui para ver:pizza saindo fumaca 2 no tamanho original  Clique aqui para ver:pizzaiolo girando disco 2 no tamanho original  Clique aqui para ver:lata coca cola 2 no tamanho original  Clique aqui para ver:lata seven up no tamanho original  Clique aqui para ver:hamburger pulando no tamanho original


domingo, 2 de outubro de 2011

Trabalhando em sala de aula.

Jornal Gazeta do Povo.


          As alunas Alice e Beatriz, fazendo apresentação de seus trabalhos sobre o Jornal Gazeta do Povo.

Gazeta do Povo: Cérebro em ponto de ebulição.


  Cérebro em ponto de ebulição.
        O AVC é a causa de morte de 5 milhões de pessoas por ano no mundo – um terço dos casos é fatal. Cerca da metade dos sobreviventes fica com sequelas graves.
Publicado em 19/09/2011 | Dâmaris Thomazini

 Risco:

AVC é a maior causa de morte em adultos


          O Acidente Vascular Cerebral (AVC) é a principal causa de morte e de sequelas incapacitantes em adultos. As principais sequelas causadas pelo derrame são motoras, com perda da força em um lado do corpo; de linguagem, com dificuldades na fala e na compreensão de mensagens; visuais; cognitivas, afetando a memória e até a capacidade para fazer cálculos; e também prejuízo na capacidade de orientação e equilíbrio do paciente. Ainda que, na maioria das vezes, o problema seja repentino, os médicos afirmam que é possível evitá-lo. “A melhor solução é a prevenção em conjunto com mudanças de hábitos”, diz o neurocirurgião Murilo Meneses. (DT)
Como evitar:

Hábitos simples para prevenir um AVC:
- Não fumar; diminuir o consumo de gorduras; praticar atividades físicas; diminuir o estresse; ter um sono regular.

Cuidados médicos para prevenir um AVC:
- Verificar o estado das artérias, verificar a presença de doenças metabólicas, controlar a pressão arterial, o colesterol e os níveis de glicemia no sangue.
Corrida contra o relógio .
           Para uma pessoa que sofre um Acidente Vascular Cerebral (AVC), cada minuto faz diferença. O acesso rápido ao atendimento hospitalar pode conter a destruição dos tecidos cerebrais, que param de receber sangue por conta do derrame. “Quanto mais o tempo passa, mais células se degeneram. Se o atendimento for rápido, o risco de lesões definitivas será menor”, explica o vice-pre­­sidente da Academia Brasi­leira de Neuro­­logia (ABNeuro), Rubens José Gagliardi.
Perto de um derrame.
           Quando uma dor de cabeça e um incômodo nos olhos perturbaram a aposentada Terezinha Dardin Griter Franco, 75 anos, sua filha desconfiou que a mãe pudesse estar perto de sofrer um Acidente Vascular Cerebral (AVC). Elas correram para o hospital.
          O mal-estar costuma ser súbito, mas os sinais de alerta do cérebro, que sofre um acidente vascular cerebral (AVC) – ou derrame –, são bem claros, quando se manifestam no organismo. Alterações na fala, dor de cabeça forte, tontura, incômodos na visão, perda da sensibilidade e dos movimentos de braços ou pernas significam necessidade de socorro rápido. A Organização Mundial de Saúde (OMS) revela que os AVCs causam cerca de 5 milhões de mortes no mundo por ano. Segundo dados da Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (Sesa), em 2010, mais de 6 mil pessoas morreram desse mal no estado.
           “A suspeita é fácil de ser percebida, mas cada sintoma depende da região cerebral afetada pelo problema. O AVC acontece de repente e evolui rápido”, alerta o vice-presidente da Academia Brasileira de Neurologia (ABNeuro), Rubens José Gagliardi.
          De acordo com o diretor do Instituto de Neurologia de Curitiba e professor de Neuroanatomia do curso de Medicina da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Murilo Meneses, um terço dos casos de AVCs é fatal e 50% dos sobreviventes ficam com sequelas graves após o problema.
          “Nem todos os casos apresentam sequelas. O AVC transitório, em que a pessoa manifesta os sintomas, mas se recupera, é um aviso para que o paciente procure atendimento e se previna de um AVC definitivo”, explica Murilo.
         De acordo com os médicos, existem dois tipos de AVCs (ver quadro), o hemorrágico – como o sofrido pelo técnico do Vasco Ricardo Gomes, no final do mês de agosto –, e o isquêmico. “Nas duas situações não há sangue novo para nutrir os tecidos cerebrais”, explica Gagliardi.

Influência:
          Fatores genéticos podem influenciar a predisposição a esses acidentes vasculares, no entanto, são os hábitos de vida que mais contribuem para que o AVC aconteça. Diabéticos, hipertensos e fumantes precisam estar alertas, assim como pessoas com colesterol elevado e com problemas de coração.
          “A realização de uma entrevista detalhada com o paciente, exames clínicos e físicos são fundamentais para que os fatores de risco e as doenças que podem ocasionar um AVC sejam identificados e tratados”, diz o hematologista do Frischmann Aisengart Selmo Minucelli.
          O AVC tem, ainda, relação direta com a idade – quanto mais velho, maior o risco. Apesar de ser mais comum em pessoas acima de 50 anos, o problema também acomete jovens. “Nesses casos, é obrigatório investigar as causas genéticas que desencadeiam o derrame, como anomalias na corrente sanguínea, o que não é tão comum”, afirma Minucelli. Em mulheres, o problema costuma se manifestar também após a menopausa.